terça-feira, 17 de agosto de 2010

Cultura em Destaque

Pesquisa revela que Campo Mourão é referência nacional no setor cultural

Dados apontados pelo IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicasa, órgão ligado ao IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, apontam que Campo Mourão obteve índices relevantes em uma pesquisa feita em nível nacional, sobre Índice de Gestão Municipal Cultural. O destaque de Campo Mourão no setor cultural, considera o grande número de eventos e ações, bem como a qualidade dos trabalhos, participação popular, abrangência de população e estrutura física, com escolas em diversas áreas e principalmente os investimentos feitos pelo município no setor. A pesquisa anda revelou que Campo Mourão é uma das 10 cidades do Brasil que mais investe em cultura, garantindo atualmente a aplicação de 1,5 do orçamento no setor cultural.
Através do Subíndice de Fortalecimento Institucional & Gestão; Infraestrutura e Recursos Humanos e Índice Municipal de Gestão Cultural; a pesquisa revelou que Campo Mourão está entro os 10 município mais conceituados no setor cultural, juntamente com Caxias do Sul-RS, Santos-SP, Recife-PE, Ponta Grossa-PR, Jinville-SC, São Paulo-SP, Presidente Prudente-SP, Itajaí-SC e Londrina-PR.
As ações culturais realizadas em Campo Mourão envolvem a a Estação da Luz Elizeu Simões Mendes; Biblioteca Municipal Professor Egídio Martello; Departamento de Eventos; Departamento de Desenvolvimento Cultural; Museu Deolindo Mendes Pereira; Usina do Conhecimento; Escola de Artes Circenses; Academia de Ballet; CAT – Coordenação de Ação Teatral; Espaço da Cultura Popular; Centro de Criatividade; Teatro Municipal, Casa da Música, Conservatório Leoni De Biággio e Casa da Cultura. Também estão sendo construídos obras referentes ao Recanto do Tropeiro, junto ao Museu e Indústria do Conhecimento, em parceria com o SESC.
O município ainda apóia atividades culturais com o repasse de recursos mediante projetos, através da lei Municipal de Incentivo a Cultura, nas modalidades Mecenato e Fepac.
A secretária municipal de Cultura, Sônia Singer argumenta que o setor cultural de Campo Mourão vem sendo reconhecido pelo amplo trabalho desenvolvido por artistas locais e servidores municipais amparados pela administração municipal que vem realizando grandes investimentos no setor. Ela relaciona que até 2006, o município vinha investindo 0,5% do orçamento no setor cultural e que os investimentos dobraram a partir de 2007 e desde o ano passado estão sendo investidos 1,5% no setor. “São grandes investimentos. O aumento representa a a atenção da administração com a área cultural”, afirma a secretária.
Para o prefeito Nelson Tureck, que participou da abertura do 2º Festival de Circo, nesta semana, os investimentos fazem parte de ações de reconhecimento dos trabalhos feitos por artistas locais e servidores. Ele destaca a importância do desenvolvimento nas áreas de Cultura e Educação, para a qualidade de vida no país. “Investir na Cultura é acreditar no desenvolvimento humano. É garantir oportunidade para as pessoas apreciarem e participarem revelando talentos”, diz o prefeito Tureck, lembrando dos grandes artistas do município.


Pesquisa - A gestão municipal é objeto de crescente interesse daqueles preocupados com a efetividade e o custo das políticas públicas. Isso porque, a partir da promulgação da Constituição de 1988, cada vez mais responsabilidades vêm sendo atribuídas aos governos municipais. Um dos passos mais elementares para que a atuação dos executivos municipais possa ser avaliada é a mensuração, por meio de variáveis relevantes, de indicadores capazes de sintetizar os diversos aspectos dessa gestão. A formulação de um índice específico para a área de cultura se insere, então, dentro desse esforço. Este trabalho utiliza o método dos componentes principais para estabelecer um Índice de Gestão Municipal em Cultura (IGMC) por municípios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário